quarta-feira, 25 de abril de 2012

‘PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO”


‘PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO”



INTRODUÇÃO:  De Pérgamo um antigo escritor disse que "entregou-se à idolatria mais do que toda a Ásia".    A elevada    montanha que   ficava por   trás dela  era adornada com numerosos templos, entre os quais se encontrava o grande templo de Zeus, que era chamado Soter Theos, o  Deus   Salvador.  Pérgamo  foi  a primeira  cidade  na Ásia a erigir um  templo  em  honra   de Augusto.   Ficou famosa por  suas  escolas de medicina;  e Asclépio, deus da saúde, simbolizado por uma serpente, era ali adorado. Ramsay diz: "Além de todas as  cidades  da Ásia  Menor, ela dá  ao viajante  a impressão  de ser  a sede  da  autoridade".  Como é  apropriado  então que lá fosse,     segundo se diz,   o trono   de    Satanás.    Muito    se tem   discutido   sobre   o       que exatamente eram os nicolaítas   (aqui e em 2:6).   De algum modo eles encorajavam    alguns na igreja a retomarem à frouxidão pagã dos costumes.    Ser cristão     em Pérgamo significava enfrentar o que pode chamar-se, como o teria feito Cromwell, "um compromisso muito difícil".

Vs.12a-A palavra “habitar” significa ter lugar de residência fixo num lugar.

Vs.12-A palavra de Deus é uma espada, capaz de cortar pecado e pecadores. Gira e corta por todas partes, mas o   crente não    tem que temer esta espada; embora a confiança não pode receber respaldo sem uma obediência constante.     Como nosso Senhor nota as vantagens e oportunidades que  temos para  cumprir  nosso dever nos   lugares    onde habitamos,   assim percebe nossas tentações e desalentos pelas mesmas causas . Em  uma situação  de prova, a igreja Deus Pérgamo não negou a fé, nem por apostasia franca, nem por  ceder a fim de evitar a cruz. Cristo elogia sua firmeza, porém repreende suas faltas pecaminosas. Uma visão errada da doutrina    do evangelho    e da liberdade cristã    era a    raiz da amargura da qual surgiram maus costumes. Ao arrependimento é o dever das igrejas e corpos de homens, e das pessoas particulares: os que pecam juntos, devem arrepender-se juntos.

Aqui está a promessa de favor para os que vençam. As influências e as consolações do Espírito deCristo  descem desde  o céu   até a alma   , para apoiá-la. Isto está oculto do resto do mundo. O homem novo é o nome da adoção: quando o Espírito Santo mostra sua obra na alma do crente, ele compreende o nome novo e sua verdadeira importância.

Vs.13b-Conservas o meu nome      (―Manténs firme o meu nome‖).    O termo ―conservar‖ é demasiado inexpressivo.   A questão era apegar-se com toda a força e agarrar-se com unhas e dentes. Algo estava para ser    arrancado da igreja (cf. Ap 2.25; 3.11). Convidava-se para soltar. Uma onda de   perseguição passou por cima da   comunidade. A luta girava em torno do nome Jesus.

Vs13C-E não negaste a minha fé (―E não negaste a fidelidade para comigo‖).   A acepção mais singela   de ―   negar‖ é dizer não quando   perguntado.   Seu oposto é ―confessar‖: dizer sim diante de uma declaração   (ambas as expressões em Jo 1.20).    Conseqüentemente, havia em Pérgamo   discussões   duras e pressão  maciça  para que se renunciasse à fidelidade ao Senhor Jesus. Contudo, a igreja foi aprovada ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós,     onde Satanás habita. Entrementes ficaram para trás os dias difíceis, repletos de trevas satânicas.   Toda a comunidade havia se tornado o foco de ataques públicos, contudo Antipas foi a única vítima. Ele recebe o mesmo título de Jesus Cristo em Ap 1.5.  Nisso expressa-se a estreita união de destinos. O Senhor o atrai para bem perto de si.

Vs.14- O conselho   que  Balaão deu  ao   rei Balaque (Nm 31.16; 25.1-3)    consistia    de   algo ―insignificante‖ quando comparado à preparação de uma batalha de campo: ―convida-os a participarem no culto aos ídolos     (e para a imoralidade comum nessas ocasiões)!    Não lhes envies um grande exército, mas pequenas donzelas!‖ Trata-se, portanto, de uma ninharia no sentido    de uma armadilha. ―Tens entre    ti alguns    daqueles   que se apegam à doutrina de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas diante dos (‗seduzir os‘) filhos de Israel (para a apostasia,) para comerem coisas (‗carne‘ [cf. TEB, BJ]) sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição (‗imoralidade‘)‖.

“Saí do meio deles”, diz-lhes (2 Coríntios 6:17). Esta diferença com relação ao mundo não significa que o cristão deve isolar-se e viver separado do mundo, nem significa que se deva desprezar, odiar ou ter em menos conta o mundo. (1 Coríntios 9:22).

Vs.14b-Tu  tens  os  que  da mesma  forma  sustentam (―se apegam‖ ―seguem‖ [RC]) é uma expressão totalmente neutra, não revelando nenhuma tomada de partido. Não se pode dizer, como em relação a Éfeso: ―Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas‖ (Ap 2.6),  nem  como  dos  cristãos em Tiatira: ―Tu os toleras‖ (Ap 2.20).   Em Pérgamo, esses dois grupos e essas duas correntes de proclamação caminham simplesmente lado a lado. Contudo, essa neutralidade dentro da igreja constitui justamente   o ponto  de acusação contra a igreja em Pérgamo,  que para fora testemunha    de maneira tão corajosa. Como os mesmos homens ficaram   calados,   estranhamente  calados!  Isso   é infidelidade    na essência.    A força   para testemunhar ficou paralisada e     foi interrompida num determinado ponto. Havia algo dentro deles que se entendia com os   balaamitas e    que tinha o efeito de um corpo estranho na sua relação com Jesus.

Vs.17a-Ela se prolonga até o teu hoje.      De maneira inalterada vives onde se situa o trono de Satanás. Naquela época, a ‗velha serpente‘       apareceu como assassina, agora aparece como sedutora. Portanto, duas vezes Satanás. É por isso que a tua fidelidade está em jogo duas vezes e duas vezes a tua vitória. Reconhece     a duplicidade   dos acontecimentos e não corras para a cilada, depois que venceste no conflito aberto.‖ No centro   da igreja   posiciona-se o Senhor da mesma, cuja espada não perdeu o fio num dos lados. Seu alvo é uma vitória redundante.

Vs.17b-Ao  vencedor,   dar-lhe-ei do maná escondido.      Tanto lá como aqui fala-se da refeição como sinal da comunhão perfeita com Cristo. Bengel observa: ―Diante desse manjar o apetite pela carne sacrificada a ídolos deveria desaparecer‖.   Contudo, é verdade que Ap 2.7 se move de acordo com os parâmetros da idéia do paraíso. Agora, porém, o pano de fundo é a época de Moisés, motivo pelo qual é feita associação com a alimentação no deserto.

Vs.17-Os grandes gladiadores eram os heróis mais admirados por Roma.   Em geral o gladiador devia pelejar até que algum contendor o matasse. Mas se algum gladiador tinha ganho honras especiais e sua carreira tinha sido particularmente brilhante, ao envelhecer era excetuado   da obrigação de seguir pelejando, permitindo-se que se aposentasse com honras. Tais homens recebiam uma tessera que tinha escritas as letras SP, iniciais que em latim significam: "homem cujo valor foi provado além de toda dúvida possível". Isto significaria que o cristão fiel é como

um gladiador que, tendo provado sua coragem na batalha da vida, pode desfrutar do descanso que Cristo lhe concede, com honras. Na antigüidade os dias especialmente felizes e bem-sucedidos se denominavam "dias brancos".

NOVO-Por outro lado, em grego há duas palavras para dizer "novo". Uma  coisa pode ser neos, que significa novo no que respeita ao tempo; pode tratar-se de um novo objeto de um tipo ou características bem conhecidas a muito tempo. Por outro, existe kainos, que significa novo não somente   com   relação  ao tempo  mas  também  em  qualidade.  Apocalipse  temos uma nova Jerusalém (3:12), uma nova canção

(5:9), novos céus e nova terra. Diz-se, fazendo uso desta palavra, que Deus faz novas todas as coisas (21:5). Tendo em conta estas observações, sugeriram-se duas linhas de pensamento.











REFERÊNCIA



*Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.



* Comentário Bíblico MOODY.



*Comentário Bíblico BARCLAY


Nenhum comentário:

Postar um comentário