“TIATIRA A IGREJA
TOLERANTE”
Introdução: Tiatira estava localizada no longo vale que conecta entre si os vales
dos
rios Hermus e Caico. Na atualidade é sulcada por uma linha
ferroviária.
A importância de Tiatira era sua posição geográfica.
(1)
Tiatira estava no caminho que unia a Pérgamo com Sardes, e
que
seguia até Filadélfia e Laodicéia, numa rota por onde podia chegarse
até
Esmirna e Bizâncio. Era o caminho por onde viajava o correio
imperial;
por esse caminho se transportava todo o intercâmbio comercial
entre
a Europa e Ásia. Portanto, e acima de tudo, Tiatira era uma cidade
comercial
importante.
(2) Do
ponto de vista estratégico a importância de Tiatira era que
fechava
o acesso a Pérgamo, e Pérgamo era a capital da província. As primeiras notícias
que temos de Tiatira nos descrevem isso como uma
guarnição
fortificada, onde servia uma companhia de soldados
macedônios,
cujo cometido era proteger a Pérgamo. Mas Tiatira não
podia
suportar um sítio prolongado. Estava convocada num vale aberto e
aprazível,
onde não havia colinas ou penhascos que pudessem fortificarse.
Tudo o
que Tiatira podia fazer era atrasar o avanço das tropas
inimigas
e dar tempo a Pérgamo para preparar suas defesas. Tiatira era,
portanto,
do ponto de vista estratégico, uma cidade de fronteira muito
importante.
(3)
Tiatira não tinha nenhum significado religioso especial. Não era
centro
da adoração de César nem havia nela templos gregos de algum
significado
especial. Seu deus local era o herói militar Tirimno, que
aparece
nas moedas antigas montando a cavalo e armado com uma tocha
e um
pau. A única coisa fora do comum com relação a Tiatira, do ponto
de
vista religioso, era que nela funcionava um santuário de adivinhação
(oráculo),
presidido por uma sacerdotisa conhecida com o título de
Sambate.
A Igreja de Tiatira não enfrentava um perigo especial de
perseguições.
(4)
Qual era, então, o perigo e a ameaça em Tiatira? Tiatira é a
cidade,
entre as sete, com relação à qual sabemos menos coisas; é muito
difícil,
então, reconstruir a situação. A única coisa que sabemos
positivamente
era que funcionava como um importante centro comercial.
Era,
em especial, o centro da indústria do tingido e do comércio de
tecidos
de lã. Lídia, a vendedora de púrpura, provinha de Tiatira (Atos
16:14).
GUILDAS:
Estas guildas eram
uniões
ou sindicatos de pessoas que trabalhavam num mesmo ramo da
indústria
ou o comércio e tinham objetivos tanto de mútua proteção e
benefício
como de tipo social e recreativo. Em Tiatira havia guildas de
operários
da lã, do couro, do linho e do bronze, de modistas, de
tintureiros, de oleiros,
de padeiros e de traficantes de escravos.
Em Tiatira,
a menor destas sete cidades, a igreja permitira que uma falsa profetiza a
instruísse, levando seus membros à prática da imoralidade e idolatria. Por este
motivo o Cristo que se lhe dirigia está descrito como Aquele que executa juízo.
Aos vencedores desta cidade Cristo promete privilégios semelhantes aos que Ele
mesmo possuía (veja 12:5; 19:15; 22:16).
*PERGUNTAS
RELACIONADAS A CARTA
1-Qual era, em realidade, a situação da Igreja nessa
cidade?
R-A carta começa com uma descrição do Cristo ressuscitado que
contém uma ameaça. Seus olhos como labaredas de fogo e seus pés
como bronze polido. A descrição é tirada de Daniel 10:6, onde um
mensageiro angélico tem “os seus olhos, como tochas de fogo, os seus
braços e os seus pés brilhavam como bronze polido.” Em tudo isto há
algo de espanto, terror e reverência. Os olhos chamejantes significam
pelo menos duas coisas: em primeiro lugar, a ira acesa do Cristo
ressuscitado em face do pecado; em segundo lugar, a tremenda e
arrepiante penetração desse olhar que nos descobre de todo disfarce e
entra até revelar nossos segredos mais íntimos. Quanto aos pés de
bronze, significam sem dúvida o poder inflexível, incomovível e
invencível do Cristo que esteve morto e agora vive. Uma mensagem que
começa desta maneira sem dúvida não terá nada de tranqüilizador e
consolador.
2-Quem
era essa mulher, Jezabel, aparentemente o centro do problema?
R-"sua mulher Jezabel". No princípio víamos
que o anjo de cada Igreja podia ser o bispo que a presidia. Se esta
carta
está dirigida ao bispo da Igreja em Tiatira, esta possível tradução
significaria que a causa de todo o problema era a esposa do bispo. Este
detalhe seria uma chama de informação muito interessante sobre a vida
dos cristãos na Igreja Primitiva. Não seria a última vez em que as
esposas dos dirigentes são causa de problemas numa congregação. Mas,
por diversas razões, é melhor rejeitar esta interpretação, visto que a
diferença no texto grego que nos obrigaria a traduzir da maneira
variante
não é sustentada nos melhores manuscritos.
3-Quais
eram em realidade seus ensinos?
R-Apocalipse
2:18-29 (continuação)
A
segunda parte do ensino de Jezabel não é tão clara. Diz-se que
ensinava
a cometer fornicação (v. 20); é exortada a arrepender-se de suas
fornicações
(v. 21); seus amantes e seus filhos são ameaçados junto com
ela
(vv. 22-23). A pergunta é a seguinte: Deve tomar-se literalmente esta
referência
à fornicação, ou no sentido metafórico que é freqüente nas
Escrituras?
Refere-se à imoralidade sexual ou à infidelidade espiritual a
Deus? Não
há dúvida que nas Escrituras a infidelidade a Deus se
expressa
em termos de fornicação e adultério. Israel é a esposa de Deus
(Isaías
54:5; Jeremias 3:20); no Novo Testamento a Igreja é a esposa de
Cristo
(2 Cor. 11:1-2; Efésios 5:24-28). Em repetidas oportunidades,
portanto,
acusa-se a Israel de cometer adultério com outros deuses
(Êxodo
34:15-16; Deuteronômio 31:16r Salmo 73:27; Oséias 9:1). No
Novo
Testamento, a época que é infiel a Jesus Cristo é uma "geração má
e
adúltera" (Mateus 13:39; 16:4; Marcos 8:38).
*É
possível que o ensino de Jezabel fosse que não era necessário ser
muito
exclusivos na adoração de Cristo, e sobretudo, que não era
necessário
negar-se a dizer "César é o Senhor" e queimar um pingo de
incenso
em seu altar. Possivelmente dissesse que não prejudicava o
verdadeiro
crente aceitar as formalidades rituais e cerimoniais do culto
pagão.
Se os cristãos fossem um pouco menos fanáticos nessas coisas
seria
fácil ganhar alguns pagãos a mais para Cristo e poupariam muitos
problemas.
4-O
que significam as promessas que a Igreja recebe em Tiatira?
R-(1) A primeira parte da promessa provém do Salmo 2:8-9:
“Pedeme,
e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua
possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso
de oleiro.” Na fé e no ensino do judaísmo este era um salmo messiânico,
que descrevia o triunfo do Messias em seu Dia. É bem evidente que o
salmista pensava primordialmente num Messias guerreiro que esmagaria
os pagãos e estenderia o poder de Israel até os limites da Terra. Mas há
algo que devemos lembrar. Este salmo foi um dos textos inspiradores do
movimento missionário para as Igrejas. Muitos missionários pediram a
Deus que se cumprisse neles e em seu ministério a promessa “Pede-me, e
eu te darei as nações por herança.” O salmo parece ser uma promessa de
conquistas militares, mas à luz de Cristo se converteu na promessa do
Evangelho para todos os homens.
*A promessa da
estrela da manhã aos que forem fiéis não é nada menos que a promessa
da possessão do próprio Cristo em pessoa. Se o cristão for fiel, quando
sua vida sobre esta Terra termine, possuirá a Cristo, para não perdê-lo
jamais.
QUALIDADES
DESTA IGREJA
*Mas a carta continua, surpreendentemente, em termos de
elevadíssimo louvor. A Igreja em Tiatira é felicitada por seu amor,
lealdade no serviço e fiel paciência.
A-O serviço é um resultado do amor, a
paciência é o produto da lealdade. Há algumas coisas, pelo menos, nas
quais a Igreja em Tiatira melhorou desde os dias de seus começos
JEZABEL
E A SUA ASTÚCIA
Jezabel talvez ensinasse que pecar era um dever para
os cristãos.
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