domingo, 6 de maio de 2012

TIATIRA A IGREJA TOLERANTE”


“TIATIRA  A IGREJA TOLERANTE”

Introdução: Tiatira estava localizada no longo vale que conecta entre si os vales

dos rios Hermus e Caico. Na atualidade é sulcada por uma linha

ferroviária. A importância de Tiatira era sua posição geográfica.

(1) Tiatira estava no caminho que unia a Pérgamo com Sardes, e

que seguia até Filadélfia e Laodicéia, numa rota por onde podia chegarse

até Esmirna e Bizâncio. Era o caminho por onde viajava o correio

imperial; por esse caminho se transportava todo o intercâmbio comercial

entre a Europa e Ásia. Portanto, e acima de tudo, Tiatira era uma cidade

comercial importante.

(2) Do ponto de vista estratégico a importância de Tiatira era que

fechava o acesso a Pérgamo, e Pérgamo era a capital da província. As primeiras notícias que temos de Tiatira nos descrevem isso como uma

guarnição fortificada, onde servia uma companhia de soldados

macedônios, cujo cometido era proteger a Pérgamo. Mas Tiatira não

podia suportar um sítio prolongado. Estava convocada num vale aberto e

aprazível, onde não havia colinas ou penhascos que pudessem fortificarse.

Tudo o que Tiatira podia fazer era atrasar o avanço das tropas

inimigas e dar tempo a Pérgamo para preparar suas defesas. Tiatira era,

portanto, do ponto de vista estratégico, uma cidade de fronteira muito

importante.

(3) Tiatira não tinha nenhum significado religioso especial. Não era

centro da adoração de César nem havia nela templos gregos de algum

significado especial. Seu deus local era o herói militar Tirimno, que

aparece nas moedas antigas montando a cavalo e armado com uma tocha

e um pau. A única coisa fora do comum com relação a Tiatira, do ponto

de vista religioso, era que nela funcionava um santuário de adivinhação

(oráculo), presidido por uma sacerdotisa conhecida com o título de

Sambate. A Igreja de Tiatira não enfrentava um perigo especial de

perseguições.

(4) Qual era, então, o perigo e a ameaça em Tiatira? Tiatira é a

cidade, entre as sete, com relação à qual sabemos menos coisas; é muito

difícil, então, reconstruir a situação. A única coisa que sabemos

positivamente era que funcionava como um importante centro comercial.

Era, em especial, o centro da indústria do tingido e do comércio de

tecidos de lã. Lídia, a vendedora de púrpura, provinha de Tiatira (Atos

16:14).

GUILDAS: Estas guildas eram

uniões ou sindicatos de pessoas que trabalhavam num mesmo ramo da

indústria ou o comércio e tinham objetivos tanto de mútua proteção e

benefício como de tipo social e recreativo. Em Tiatira havia guildas de

operários da lã, do couro, do linho e do bronze, de modistas, de

tintureiros, de oleiros, de padeiros e de traficantes de escravos.



Em Tiatira, a menor destas sete cidades, a igreja permitira que uma falsa profetiza a instruísse, levando seus membros à prática da imoralidade e idolatria. Por este motivo o Cristo que se lhe dirigia está descrito como Aquele que executa juízo. Aos vencedores desta cidade Cristo promete privilégios semelhantes aos que Ele mesmo possuía (veja 12:5; 19:15; 22:16).

*PERGUNTAS RELACIONADAS A CARTA

1-Qual era, em realidade, a situação da Igreja nessa cidade?

R-A carta começa com uma descrição do Cristo ressuscitado que

contém uma ameaça. Seus olhos como labaredas de fogo e seus pés

como bronze polido. A descrição é tirada de Daniel 10:6, onde um

mensageiro angélico tem “os seus olhos, como tochas de fogo, os seus

braços e os seus pés brilhavam como bronze polido.” Em tudo isto há

algo de espanto, terror e reverência. Os olhos chamejantes significam

pelo menos duas coisas: em primeiro lugar, a ira acesa do Cristo

ressuscitado em face do pecado; em segundo lugar, a tremenda e

arrepiante penetração desse olhar que nos descobre de todo disfarce e

entra até revelar nossos segredos mais íntimos. Quanto aos pés de

bronze, significam sem dúvida o poder inflexível, incomovível e

invencível do Cristo que esteve morto e agora vive. Uma mensagem que

começa desta maneira sem dúvida não terá nada de tranqüilizador e

consolador.

2-Quem era essa mulher, Jezabel, aparentemente o centro do problema?

R-"sua mulher Jezabel". No princípio víamos

que o anjo de cada Igreja podia ser o bispo que a presidia. Se esta carta

está dirigida ao bispo da Igreja em Tiatira, esta possível tradução

significaria que a causa de todo o problema era a esposa do bispo. Este

detalhe seria uma chama de informação muito interessante sobre a vida

dos cristãos na Igreja Primitiva. Não seria a última vez em que as

esposas dos dirigentes são causa de problemas numa congregação. Mas,

por diversas razões, é melhor rejeitar esta interpretação, visto que a

diferença no texto grego que nos obrigaria a traduzir da maneira variante

não é sustentada nos melhores manuscritos.



3-Quais eram em realidade seus ensinos?

R-Apocalipse 2:18-29 (continuação)

A segunda parte do ensino de Jezabel não é tão clara. Diz-se que

ensinava a cometer fornicação (v. 20); é exortada a arrepender-se de suas

fornicações (v. 21); seus amantes e seus filhos são ameaçados junto com

ela (vv. 22-23). A pergunta é a seguinte: Deve tomar-se literalmente esta

referência à fornicação, ou no sentido metafórico que é freqüente nas

Escrituras? Refere-se à imoralidade sexual ou à infidelidade espiritual a

Deus? Não há dúvida que nas Escrituras a infidelidade a Deus se

expressa em termos de fornicação e adultério. Israel é a esposa de Deus

(Isaías 54:5; Jeremias 3:20); no Novo Testamento a Igreja é a esposa de

Cristo (2 Cor. 11:1-2; Efésios 5:24-28). Em repetidas oportunidades,

portanto, acusa-se a Israel de cometer adultério com outros deuses

(Êxodo 34:15-16; Deuteronômio 31:16r Salmo 73:27; Oséias 9:1). No

Novo Testamento, a época que é infiel a Jesus Cristo é uma "geração má

e adúltera" (Mateus 13:39; 16:4; Marcos 8:38).

*É possível que o ensino de Jezabel fosse que não era necessário ser

muito exclusivos na adoração de Cristo, e sobretudo, que não era

necessário negar-se a dizer "César é o Senhor" e queimar um pingo de

incenso em seu altar. Possivelmente dissesse que não prejudicava o

verdadeiro crente aceitar as formalidades rituais e cerimoniais do culto

pagão. Se os cristãos fossem um pouco menos fanáticos nessas coisas

seria fácil ganhar alguns pagãos a mais para Cristo e poupariam muitos

problemas.



4-O que significam as promessas que a Igreja recebe em Tiatira?

R-(1) A primeira parte da promessa provém do Salmo 2:8-9: “Pedeme,

e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua

possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso

de oleiro.” Na fé e no ensino do judaísmo este era um salmo messiânico,

que descrevia o triunfo do Messias em seu Dia. É bem evidente que o

salmista pensava primordialmente num Messias guerreiro que esmagaria

os pagãos e estenderia o poder de Israel até os limites da Terra. Mas há

algo que devemos lembrar. Este salmo foi um dos textos inspiradores do

movimento missionário para as Igrejas. Muitos missionários pediram a

Deus que se cumprisse neles e em seu ministério a promessa “Pede-me, e

eu te darei as nações por herança.” O salmo parece ser uma promessa de

conquistas militares, mas à luz de Cristo se converteu na promessa do

Evangelho para todos os homens.

*A promessa da

estrela da manhã aos que forem fiéis não é nada menos que a promessa

da possessão do próprio Cristo em pessoa. Se o cristão for fiel, quando

sua vida sobre esta Terra termine, possuirá a Cristo, para não perdê-lo

jamais.







QUALIDADES DESTA IGREJA

*Mas a carta continua, surpreendentemente, em termos de

elevadíssimo louvor. A Igreja em Tiatira é felicitada por seu amor,

lealdade no serviço e fiel paciência.

A-O serviço é um resultado do amor, a

paciência é o produto da lealdade. Há algumas coisas, pelo menos, nas

quais a Igreja em Tiatira melhorou desde os dias de seus começos



JEZABEL E A SUA ASTÚCIA

Jezabel talvez ensinasse que pecar era um dever para

os cristãos.




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